segunda-feira, 10 de junho de 2013



Situação de Aprendizagem - Texto - "Pausa" - Moacyr Sclair


- Fazer um pequeno resumo sobre o autor(Vida e Obra)

Objetivo da Leitura- Ler para compreender o texto.

6ª Série (7º ANO)

Leitura interrompida do texto (Pelo professor)

Antes: Antecipação do tema ou idéia principal a partir dos elementos paratextuais, como título, subtítulos, epígrafes, prefácios, sumários.

* A palavra pausa faz parte do seu vocabulário? De que forma?
* Em que situações esse termo pode ser empregado?
* Você já usou essa palavra? Em que momento?
(Outras palavras do gênero poderão ser incluídas)

Durante: Esclarecimento de palavras desconhecidas a partir de inferência ou consulta a dicionário.

* Palavras supostamente desconhecidas: Espessas, furtivamente, carcomido, chambre, esbugalhado/ Primeiramente pedir ao aluno que busque o sentido pelo contexto e, se não for possível, busca-la então no dicionário. 
- Nesse momento os professores irão priorizar os discentes com mais dificuldade de aprendizagem, circulando pelos grupos para ajudar os demais. Se possível, pedindo ajuda para alguns alunos que serão monitores.
* Localização ou construção do tema ou da idéia principal
* Leitura interrompida visando atingir o aluno com maior dificuldade/ Antecipação ou predição do conteúdo- Leitura dos cinco primeiros parágrafos.
* Identificação das pistas linguísticas responsáveis pela continuidade temática ou pela progressão temática.
* Por que ele saiu naquele domingo?
* Como é a esposa do Samuel?
- Leitura do 6º ao 15º parágrafos:
1) O que as esposas vão fazer num hotel?
2) O que Samuel foi fazer num hotel?

- Leitura do 16º ao final...
*Verificar se as hipóteses se confirmam ou não
*Na sua opinião porque Samuel fez essa pausa?
*Qual o significado do sonho de Samuel no texto?

Depois: Avaliação crítica do texto 
* Localização de informação implícita
* De qual parte/ momento/ pessoa/ você gostaria de dar uma pausa?
* Você concorda com as atitudes de Samuel?

OBS: Ainda durante a leitura é possível fazer perguntas ou trabalhar as características da narrativa, tipos de pontuação, tempos verbais, etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário