Situação de Aprendizagem - Texto - "Pausa" - Moacyr Sclair
- Fazer um
pequeno resumo sobre o autor(Vida e Obra)
Objetivo da
Leitura- Ler para compreender o texto.
6ª Série (7º ANO)
Leitura
interrompida do texto (Pelo professor)
Antes: Antecipação do tema ou idéia principal a
partir dos elementos paratextuais, como título, subtítulos, epígrafes,
prefácios, sumários.
* A palavra pausa
faz parte do seu vocabulário? De que forma?
* Em que
situações esse termo pode ser empregado?
* Você já usou
essa palavra? Em que momento?
(Outras palavras
do gênero poderão ser incluídas)
Durante: Esclarecimento de palavras desconhecidas a partir de
inferência ou consulta a dicionário.
* Palavras
supostamente desconhecidas: Espessas, furtivamente, carcomido, chambre, esbugalhado/
Primeiramente pedir ao aluno que busque o sentido pelo contexto e, se não for
possível, busca-la então no dicionário.
- Nesse momento
os professores irão priorizar os discentes com mais dificuldade de aprendizagem,
circulando pelos grupos para ajudar os demais. Se possível, pedindo ajuda para
alguns alunos que serão monitores.
* Localização ou
construção do tema ou da idéia principal
* Leitura
interrompida visando atingir o aluno com maior dificuldade/ Antecipação ou
predição do conteúdo- Leitura dos cinco primeiros parágrafos.
* Identificação
das pistas linguísticas responsáveis pela continuidade temática ou pela
progressão temática.
* Por que ele
saiu naquele domingo?
* Como é a esposa
do Samuel?
- Leitura do 6º
ao 15º parágrafos:
1) O que as
esposas vão fazer num hotel?
2) O que Samuel
foi fazer num hotel?
- Leitura do 16º
ao final...
*Verificar se as
hipóteses se confirmam ou não
*Na sua opinião
porque Samuel fez essa pausa?
*Qual o
significado do sonho de Samuel no texto?
Depois: Avaliação crítica do texto
* Localização de
informação implícita
* De qual parte/
momento/ pessoa/ você gostaria de dar uma pausa?
* Você concorda
com as atitudes de Samuel?
OBS: Ainda
durante a leitura é possível fazer perguntas ou trabalhar as características da
narrativa, tipos de pontuação, tempos verbais, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário